sábado, 25 de fevereiro de 2012

Favoritos Oscar 2012 parte 4

Faltando apenas um pouco menos de 24 horas para a entrega do Academy Awards, o famoso Oscar, venho falar das outras categorias

Ator Coadjuvante
Dos cinco indicados, vi apenas tres. Os dois veteranos e mais velhos indicados, além de serem os favoritos, Christopher Plummer, representando um homem (ja velho, logico) que assume ser homossexual, uma atuação exemplar. Max Von Sydow, o segundo veterano, fazendo um velho surdo em um tempo pós 11 de setembro. 

Temos também o Jonah Hill (o carinha do superbad?? É ele mesmo) fazendo um nerd economista que poe tática e inteligencia no jogo de Baseball de forma nunca vista. Os outros dois que completam a lista são: Nick Nolte no filme O Guerreiro, pai e treinador de lutador de MMA, por fim, Kenneth Branagh, fazendo um ator que atua em um filme ao lado de Marylin Monroe. 

Favorito: Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
Torcida: Christopher Plummer ou Max Von Sydow (Tão Forte e Tão Perto)
Pode vencer: Max Von Sydow

Fotografia
Uma categoria com excelentes fotografias em seus filmes. Os Homens que Não Amavam as Mulheres, em tom sombrios, fria, conotando ao suspense do filme. O Artista, com fotografia preto e branco e utilizando bem o recurso, intensificando o saudosismo. A Invenção de Hugo Cabret, com uma fotografia voltada para a tecnologia 3D, realçando a profundidade do cenário, além de trazer um espírito natalino e mágico para o filme, intensificando na noite gelada.

Porém, as duas melhores fotografias são: Cavalo de Guerra, com fotografia amarela e em sépia, ajudando no tom dramático e emocionante das cenas, contrastando com a fotografia crua nas cenas de guerra. Arvore da Vida, que é a melhor fotografia dentre os cinco e talvez do ano (tenho dúvidas com Melancolia), a favorita, que realmente merece.

Favorito: Arvore da Vida
Torcida: Arvore da Vida
Pode vencer: Cavalo de Guerra ou O Artista

Montagem
A montagem do filme é extremamente importante, corrige os erros e melhora o filme. Assim, a categoria também se faz da importancia. O Artista, que intercala entre as cenas e as famosas legendas que indicam o que os atores estão falando, na medida certa, sem forçar muito, alem de cortes que lembram os filmes mudo  P&B. Os Descendentes, que tem uma narrativa divertida, assim a montagem ágil e eficiente, trilhando o filme mais direto. Lembrar que ambos ganharam o Eddie Awards, premio concedido pelos sindicatos dos editores em hollywood.

Os Homens que Não Amavam as Mulheres tem uma edição bem eficaz, principalmente visto mais no final, em que a ação aumenta e assim, os cortes vão se tornando mais dinamicos e seguros, sem falar que a montagem aqui faz com que o filme flui com mais facilidade de entendimento e narração. A Invenção de Hugo Cabret, que duelava o favoritismo com O Artista nessa categoria, é interessante, e faz o filme fluir gostoso, intercalando o curtas de Meliés com a história do garotinho, é legal. O Homem que Mudou o Jogo fecha a categoria, utilizando muitas vezes de cenas reais do jogo, e misturando-as com as cenas do jogo no filme, em especial, as aéreas que são reais.


Favorito: O Artista
Torcida: O Artista
Pode vencer: Os Descendentes ou Hugo

Roteiro Adaptado
Um homem traído que tem sua esposa em coma e percorre todo Havaii revelando para os parentes e procurando o amante de sua esposa, assim é o roteiro de Os Descendentes, talvez o mais fraco dos cinco, infelizmente o favorito. A Invenção de Hugo Cabret, que se utiliza de uma historia infantil, quase que natalina, para ensinar um pouco dos primórdios do cinema. Tudo Pelo Poder retrata os jogos politicos e toda sua máfia envolvida.

O Espião que sabia Demais é um filme com longos diálogos, muitas vezes narrando estorias que serviam como pistas para desvendar o misterio. O Homem que Mudou o Jogo, com dialogos rápidos e eficientes, que nso fazem muitas vezes vibrar pela inteligencia dos dois personagens em resolver os problemas que aparecem.


Favorito: Os Descendentes
Torcida: A Invenção de Hugo Cabret ou O Homem que Mudou o Jogo
Pode vencer: A Invenção de Hugo Cabret
Não quero que vença: Os Descendentes

Direção
Talvez uma das mais importantes categorias, antes, claro, da de Melhor Filme. E esse ano ta recheado de estrelas. Começar pelo Martin Scorcese, que dirige um filme infantil, porém utiliza para dar uma aula de história do cinema. Woody Allen também esta aqui, faz um filme que busca dialogar entre o novo e o velho, o antigo e o moderno, Allen sempre com seu humor inteligente, vem homenageando grandes genios e mestres da arte, musica, literatura, cinema, pintura.

Terrence Mallick também da as caras, faz aqui um filme delicado, que busca a explicação pelas relações humanas, entre elas e mais especificamente, as relações familiares e como elas atingem os seres vivos em geral. Alexander Payne e a historia de um homem traído, com a mulher em coma e abusca pelo amante, ao mesmo tempo relatar o acidente para os familiares, enfim, uma comédia dramática, sem muito louvor, mas divertida. E o favorito Michel Hazanavicius, que traz uma bela e singela homenagem ao cinema mudo P&B fazendo o filme uma experiencia saudosista impressionante.



Favorito
: Michel Hazanavicius (O Artista)
Torcida: Terrence Mallick (Arvore da Vida) ou Martin Scorcese (Hugo)
Pode vencer: Martin Scorcese (A Invenção de Hugo Cabret)
Não quero que vença: Alexander Payne (Os Descendentes)

Amanha é o oscar e libero a lista completa de quem acho que vai vencer, além claro, de escolher os favoritos e torcida para  acategoria de Melhor Filme!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário