domingo, 26 de fevereiro de 2012

Favorito Melhor Filme Oscar 2012 e a lista final dos favoritos

Hoje é dia de Oscar e deixo aqui o post restante dos meus favoritos ao Oscar 2012, com a categoria mais esperada e importante da premiação, Melhor Filme.

Filme
A academia resolver indicar nove filmes esse ano. E cá entre nós, bem melhores que os filmes que os velhinhos indicavam. Então vamos lá:

O Artista: O grande vencedor de hoje, sem dúvidas alguma, venceu todos os recentes premios, uma publicidade la em cima e, de fato, um excelente filme, junta tudo, Oscar pra ele. Finalmente a academia vai acertar a mão e entregar o premio para um filme que é realmente excelente, não o melhor do ano, mas é excelente.

Arvore da Vida: É a minha torcida, apesar de ter noção de que não vai ganhar e talvez ate passe longe, mas só em vê-lo indicado ja me fez feliz. Tem uma bela fotografia e, apesar de quase não possuir falas, o roteiro é sensível e admirável. 

A Invenção de Hugo Cabret: Filme infantil dirigido pelo Martin Scorcese, uma bela e singela homenagem ao cinema em forma de um conto (infantil né) quase-natalino. Talvez, por ser um conto infantil, o filme nao consiga o premio e, infelizmente, perca em roteiro também. Mas vamos confiar, excelente filme.

Meia Noite em Paris: Filme do Woody Allen, uma bela homenagem à arte, já que aqui, o dialogo entre moderno e antigo acontece, apresentando músicos, pintores, escritores e diretores de cinema das décadas passadas. Filme de um Allen que há tmepos não víamos, criativo, engraçado e fantástico.

O Homem que Mudou o Jogo: É um filme que fala sobre um esporte, o baseball, extremamente popular entre os americanos. Mas o legal do filme que ele mostra muito mais que um simples esporte, entre lógicas matemáticas e jogos políticos nos bastidores, o ilme cresce e se torna excelente, com atuações maravilhosas.

Cavalo de Guerra: Steven Spilberg (você ve que so tem monstro nesse Oscar) apresenta-nos esse melo-dramático filme, alternando a estoria entre as terríveis e surpreendentes (bem dirigidas) cenas de guerra, com a amizade entre um cavalo e um garoto. Nao queria ver esse filme ganhar o Oscar, primeiro porque, não é o melhor filme, segundo porque, não estaria em uma relação minha de melhor filme e terceiro porque nem se quer é o melhor de Spilberg.

Os Descendentes: Filme do Alexander Payne, que traz uma estoria não muito interessante. Homem traído que corre o Havaí revelando o acidente com a esposa e a busca pelo amante da mesma. Apesar de se fazer como uma interessante comédia, não passa disso, é fraco em termos técnico e atuações normais.

Histórias Cruzadas: Filme muito elogiado e criticado entre todos. Enfim, é um filme que se vende como combatente ao rascismo, mas na verdade, nao passa de uma comédia ate boa, já que o drama é bem fraco e artificial. Não deve ganhar o premio (apesar de ficar com o pé atras), mas se ganhar, ficarei eternamente aborrecido com o Oscar.

Tão Forte e Tão Perto: Uma boa premissa, porém, filme bem regular. Parte da ideia de mostrar a visão de uma criança em relação aos 11 de setembro. Mas se perde muito, é tanta historia (uma brincadeira com o pai, uma chave, Blacks e mais Blacks) que nao consegue dar um fim para todas, ignorando umas e centralizando mais na criança, deixando intimista. Enfim, as relações com os Blacks se perdem, a brincadeira tem um final ridiculo e a chave ninguem sabe pra que serve)

Estes serão os vencedores de hoje, podem apostar:

Filme: O Artista
Filme Estrangeiro:Separação (Irã )
Animação: Rango
Diretor: Michel Hazanavicius (O Artista)
Roteiro original: Meia Noite em Paris
Roteiro adaptado: Os Descendentes
Ator: Jean Dujardin (O Artista)
Ator coadjuvante: Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
Atriz: Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Atriz coadjuvante: Octávia Spencer (Histórias Cruzadas)
Montagem: O Artista
Direção de arte: A invenção de Hugo Cabret
Fotografia: A Arvore da Vida
Efeitos visuais: Planeta dos Macacos - A Origem
Maquiagem: A Dama de Ferro
Figurino: Jane Eyre
Trilha sonora: O Artista"
Canção original:Man or Muppet (Os Muppets)
Edição de som: Cavalo de guerra
Mixagem de som: A Invenção de Hugo Cabret

Nenhum comentário:

Postar um comentário