sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

#005 Sherlock Holmes e o Jogo de Sombras


Sherlock Holmes
Fui ver ontem o segundo filme do detetive britânico mais famoso do século XIX, com a direção de Guy Ritchie (Snath – porcos e diamantes), com a volta de Robert Downey Jr (Homem de Ferro) e Jude Law (O Amor não Tira Férias). O vilão agora é o arquiinimigo Moriaty, professor de matemática, extremamente astuto e perspicaz.
Nesta segunda aventura, com a morte do príncipe herdeiro da Áustria, Sherlock parte para uma investigação que o leva ao professor Moriaty, a partir daqui, começa a aventura, passando pelo encontro com uma cartomante - Sim (Noomi Rapace) - o casamento do Watson (Jude Law), viagem de trem, França, Alemanha, Suíça.
Com cenas recheadas de comédia e uma montagem, Robert Downey Jr, que julgo dizer a melhor coisa do filme, Sherlock Holmes, Jogo de Sombra é um filme passageiro e que se enquadra na lista de filmes que possui um grande apelo ao protagonista, como Missão Impossível e Piratas do Caribe.
Nas cenas de ação, particularmente na cena da batalha na floresta, na Alemanha, que vemos apenas tiros e câmera lenta, a montagem peca em não da ritmo, tornando-se cansativo. A narrativa paralela, que poderia ter sido melhor usada em pontos estratégicos, porém, sempre que Sherlock fazia algo, ou mostrava-se o futuro, que quase nunca acontecia, ou um passado em rápidos cortes, ligeiramente com pitadas de comédia e, sinceramente, mais bem feitos.
A trilha é legal e, diga se de passagem, a cena da bomba na França, ao som Don Giovanni (Mozart) é talvez a mais interessante cena, junto com o final, a partida de xadrez, no filme. Ali, vemos a inteligência do vilão e como Sherlock pode errar diante disso.
O roteiro, e aqui entra os diálogos, são bem mornos, sendo os melhores na cena final, num jogo de xadrez paralelo à ação que ocorria no momento. E os melhores momentos do roteiro se dão ao fato do ator, Robert Downey Jr, ser excelente e conseguir tirar risos das pobres piadas contidas.
Enfim, é um filme bem morno, cansativo em alguns momentos, não muito excitante.
Cotação: 3/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário