quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

#001 Séries: Community

Community é uma serie de comédia do canal NBC, criada por Dan Harmon, que narra o cotidiano na escola comunitária de Greendale, focado inicialmente em 7 estudantes, encabeçado pelo advogado Jeff (Joe McHale) que monta um grupo de estudo de espanhol apenas para paquerar Britta (Gillian Jacobs). Porém, outros estudantes aparecem,  Abed Nadir (Danny Pudi), um estudante de cinema muçulmano, Shirley Bennett (Yvette Nicole Brown), uma mãe recentemente divorciada frequentando a faculdade pela primeira vez, Troy Barnes (Donald Glover), ex-quarterback no ensino médio, e Annie Edison (Alison Brie), uma nerd certinha que tem uma paixão não-correspondida por Troy desde o colegial. 

Logo de cara, Community nos presenteia um piloto, que apesar de nao estar no mesmo nivel da série, torna-se inesquecivel, uma singela e honesta homenagem ao rei das comédias adolescentes e jovens, John Hughes (Clube dos Cincos, Curtindo a Vida Adoidado), com varias referencias aos seus filmes, inesqueciveis em nossa juventude.

Referencias é uma palavra que define bem Community, afinal a série faz referencias a tudo, cinema, musica, historias em quadrinhos, jogos (tem um episódio inteiro só eles jogando Dungeons & Dragons ) e outras nerdices. Sim, Community é uma série nerd, diferente da tao conhecida The Big Bang Theory e ate digo mais superior, pois ultrapassa todos os limite entre o roteiro e suas nerdices, sendo capaz de incorporá-las no roteiro por inteiro.

E o que dizer de um roteiro tao mutável! Parece um camaleão, não importa qual seja o gênero, Community sempre se sai bem. Nessa série que é rotulada de comédia, tivemos episódios de faroeste, zumbis, jogos (o D&D lá), stop-motion (todos os personagens viram stop motion), animação, Star Wars, gangster, pulp fiction... São tantas que se torna impossível listar todas aqui. Roteiro é extremamente flexível, os atores também, isso ajuda bastante no decorrer da série.

Elenco primoroso, um melhor que o outro, porém, vale a pena destacar Danny Pudi. Não foi um, dois, ou três episódios, mas quase todos, Abed rouba a cena. O cara estranho, que acredita que sua vida é um filme (e inclusive um episodio da serie foi em stop motion), o nerd propriamente dito, observador e cheio de referencias a pulp fiction, Danny conseguiu dar luz a um personagem bem complicado, afinal, Abed mas se parece um robô, com sentimento pré cozidos para alguns fatos (visivelmente quando ele se poe como Han Solo no episodio de Star Wars e no fim do episodio, ele volta a ser o Abed). Seria um Sheldon mais simpático e menos falador, mais observador.

A cada temporada Community tende a melhorar, devido ao roteiro mutante para diversos temas, as inúmeras e bem elaboradas referencias, ao elenco carismático e flexível (tem que ser) e aos personagens cada vez mais loucos e apaixonantes. Community tem tudo para redefinir um novo estilo de serie, uma serie nerd voltada para nerds e, a Dan Harmon, meus parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário