domingo, 9 de janeiro de 2011

A Teia Social

Em fevereiro de 2004, Mark Zuckerberg, resolve criar o The Facebook. Um tipo de rede social restrita apenas para os alunos de Harvard.A idéia original, veio dos irmãos Winklevoss, que posteriormente entram em um processo contra Zuckeberg alegando uso de codigo fonte, ilegalmente, do site Harvard Connect.

Logo depois, foi a fez de Eduardo Saverin entrar num processo contra o fundador do facebook. Isso começou com a chegada de Sean Parker, conhecido pelo mundo como co-fundador da Napster, ao Facebook. Apos algum tempo, e depois de varios contratos assinados com algumas empresas, Eduardo teve sua participação economica drasticamente diminuida.



Tudo isso é narrado com perfeição no filme A Rede Social de David Fincher, forte candidato às premiações de começo do ano nos EUA. Alem do filme conter um baita roteiro, possui um elenco de alta qualidade.Jesse Eisemberg e suas falas super rapidas, um destaque no filme, com aquela suas cara de nerd zuado na escola, conseguiu capturar muito bem as caracteristicas de Mark, sua arrogancia e sua logica imbativeis. Andrew Garfield, como o brasileiro Eduardo Saverin nao fica por tras, praticamente em duelo de interpretações com o Jesse, consegue passar o espirito de um cara inteligente e ainda assim, diferente de seu amigo, ser bem social.

Agora, o destaque do trio é Justin Timberlake, que deveria parar de cantar e ser ator. O cara tem talento, mostra com naturalidade Sean Parker e seu jeito canalha e ganacioso de ser, nao é loucura dizer, que entre os coadjuvantes, justin foi o melhor.

Mas o destaque do filme, alem da direção, esta na montagem. Montagem paralela, mostrando os dois processos mais a produção do facebook instantaneamente, em cortes alternativos.A trilha sonora é um show a parte, simples, mais encantadora e bem colocada no filme, sem falhas.

Enfim, a Rede Social nos mostra, magistralmente os duelos entre Mark e os irmaos gemeos, e Mark e Eduardo Saverin, a atmosfera recheada por pecados, como a ganancia e a arrogancia no mundo de nerds e pessoas altamente racionais, racionais, mas com fortes problemas sociais!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário