segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Homo Sapiens Sapiens

É incrível como o homem, em sua total arrogância, se acha um ser superior aos outros animais. Isso pela simples razão de sermos racionais. Por termos descoberto o fogo lascando duas pedras, ou termos criado o comércio, a língua para nos comunicarmos, e a partir dai diversas ferramentas começaram a surgir. Começamos a observar o mundo ao nosso redor, a ver repetições nele, criamos modelos teóricos a base de uma ciência de números que nós mesmo inventamos (a Matemática), criamos a física e a química para entendermos melhor o que se passa ao nosso redor. Tambem fomos astutos na criação da política, das "cracias" e dos "ismos" da vida, modelos sócio-econômicos, escolhendo o melhor deles para viver (capitalismo ¬¬). Mas ainda assim, queriamos mais, o homem, levado a dois pecados iminentes (a arrogancia e o egoismo), queria dominar o mundo, criamos entao as guerras, do tao desejado fogo do começo da historia, virou-se a temida polvora; da tao astuta fisica e quimica, virou-se a brutal bomba atomica; da tão organizada politica, virou-se a tristeza da corrupção; e do brilhantismo dos modelos sócio-econômicos, virou-se em um só, o capitalismo, a imagem do egoísmo no espelho, que, como bem ja dizia renato russo "Mas nos deram espelhos E vimos um mundo doente". 
E não pára por ai, aperfeiçoamo a biologia, as nossas velhas tecnologias, salvamos vida, curamos "incuráveis" doenças, vivemos, em ano, mais, em vida, menos, pois, do que adiante viver séculos, se não há décadas de felicidades, apenas o sofrer. E sem stop na vida, o homem cria o computador, cria as máquinas e agora, a palavra criar entra em desuso, dando lugar ao desenvolve, desenvolve carros, maquinas, inteligência artificial, robôs, células, fecundação in vitro, tudo em nome do beneficio de uma vida melhor. Mas até quando será em pro do Bem maior, em que futuro, não tão distante, a criatividade humana (que convenhamos, enorme) nao tornara, tais feitos, simbolos de um Mal maior.
Ao fim do texto, me pergunto, será se de fato gostaria de ser um Homo Sapiens Sapiens, se, vendo os pássaros, com toda sua irracionalidade, vivendo em harmonia consigo mesmo e com a grande Natureza, vivendo por alguns poucos anos, mas vivendo, com gosto da felicidade, sem compromissos, sem "cracias" e "ismos", sem criações e desenvolvimentos, sem póliticas, sem fogo e pólvora, sem guerras, apenas vivendo, ao lado de quem ama, ao lado da Natureza, do amor e da total irracionalidade.

Agora respondam, somos superiores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário