quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Sociedade Mecanica

Um método de aversão às coisas ruins, fazendo, o mais maligno ser humano, se torna, forçadamente, um respeitável cidadão. Tal criação, tem nome de Ludovico, ou, mais completo, o Método Ludovico, que em poucas palavras, tem como objetivo transformar pessoas ruins em pessoas boas, ignorando a filosofia do livre arbítrio.
O método consiste em assistir vários videos, com cenas de violência, tortura e estupro, sobre ação de medicamentos. Assim, durante todo o processo, o paciente (ou a vitima) vai sentindo enjôo do que vê, e após o fim do método, qualquer pensamento ou ação que remete às cenas dos videos assistidos, causará repulsão. Escute bem, causa repulsão, a pessoa continuara pensando e desejando agir daquela forma, por dentro, a pessoa continua a mesma. Tanto Burguess como Kubrick conseguiram expor uma belissima critica sobre tal ação, o primeiro no livro, o segundo, no filme. 
O que muitos poderiam achar um método milagroso para espantar a violência do mundo, se enganam, pelo simples motivo da violência se esconder dentro de nós e não a solta, como bem mostra Laranja Mecânica, na sua segunda parte.
Agora, parando um pouco para pensar, a nossa sociedade não esta tão diferente do Ludovico. Inventamos regras, que por algum motivo, acreditamos de fato ser o certo e impor aquilo, igual o método, que impõe o certo. Exemplos estão por todo lado, um deles seria os homossexuais, muitos tem medo de se assumir, por justamente sofrer opressão da sociedade, que impõe tais como errado. 
A vida humana se resume assim: você nasce, vai pra escola, deve passar em todos os anos e terminar o ensino médio antes dos 18 anos, caso contrario, você é considerado atrasado já que não é certo reprovar em alguma matéria. Depois, você é obrigado a passar no vestibular, deve fazer uma universidade, ter mestrado e talvez doutorado, caso contrario, não estará certo, se tornando um atrasado. Depois deverá trabalhar, ter um bom emprego, porque se não tiver um bom emprego, esta fracassando na vida, você deve estar entre os melhores.
Se estabilizar no ótimo emprego e ter uma excelente familia, se casar com uma pessoa (de sexo oposto ao seu) que tenha igual (ou parecida) situação econômica e ter filhos, educando-os maravilhosamente bem, colocando-os no melhor colégio, para que eles possam repetir todo o processo. Caso, alguma parte desse processo seja quebrado, o "ludovico da sociedade" entra em ação, oprime e praticamente força à pessoa a seguir aquele rumo. 
A moda é outro tipo de ludovico, as vezes você não sabe porque se veste daquele jeito, ou ate nem gosta, mas a sociedade lhe força a isso, a estar sempre na moda. A indústria da beleza por exemplo, ganha fortunas com essa regra, de estar sempre bonito (a) e elegante.
A pior parte, isso começa a se torna um sonho para as pessoas, o sonho de conseguir cumprir todo o processo, e a frustração de não conseguir, tornando-se uma sociedade totalmente mecânica e repetida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário