segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

#007 O Artista


O Artista
O primeiro filme mudo que assisti foi do Chaplin, chamado O Garoto. Era em preto e branco e mudo, ainda assim, impossível não ri de todos seus movimentos e gestos, que mesmo sem expressar som e apenas visualmente, fazia ri e chorar conforme as cenas. Claro que depois de O Garoto, o cinema do Chaplin e, por conseqüência, todo o cinema mudo, desde Meliés (no princípio da arte Cinema), passando pelos épicos de Griffith, as tragicomédias de Chaplin e todo aquele movimento sombrio e assustador de nome Expressionismo Alemão.

E em pleno século da tecnologia e do 3D, somos presenteados pela obra do Michel Hazanavicius, O Artista, um filme mudo e em preto e branco, uma singela e bela homenagem ao Cinema Mudo e todos os profissionais da época. Percebe-se a fidelidade á época, com os trajos, as atuações teatrais e mais emotivas, todo o movimento de câmera, com enquadramentos de plano geral (visto na cena das escadas), close-up (durante o filme inteiro para enfocar as atuações) e plano médio (individualizando os atores), a trilha sonora que serve como um complemento ao filme e vai caminhando juntamente com o roteiro, que por si só já é vale como homenagem digna ao cinema mudo.

George Valentin (Jean Dujardin) é um astro de cinema mudo, que canta, alegra e dança, porém, teme a chegada do cinema falado e que assim, acabe no esquecimento. Por outro lado, temos Peppy Miller (a graciosa Berenice Bejo) que esta iniciando o trabalho como atriz, entrando na era do cinema falado. Resultando em várias situações dramáticas, românticas e cômicas envolvendo o casal de protagonistas do filme, o roteiro do O Artista vai criando m vínculo de homenagens às estórias e tramas vividas no cinema mudo, drama, comédia e romance.

O que dizer então da fotografia do filme, em preto e branco, baseada nos enquadramentos do cinema mudo. A montagem, intercalando entre cenas do filme e as famosas legendas, sempre que apropriadas (como na cena do tiro, em que ao invés de se ouvir um barulho, foi traduzido por um emocionante “Bang”), porém, minimamente utilizadas. Todo o enredo é contado, de fato, a partir das expressões e atos dos atores e toda utilização do cenário na cena.

E se o enredo utilizava-se de poucas falas e se baseava mais no movimento da cena, é de respeito parabenizar as excelentes atuações de Berenice Bejo e Jean Dujardin, que conseguiram trazer ao cinema tecnológico de hoje, atuações mais teatrais e passadas, símbolo do cinema mudo. Além da presença de cena que ambos têm, eles dançam, riem e dramatizam, emocionando o telespectador, como na cena do incêndio em que se vê a loucura de George Valentin destruindo todo o acervo de fitas.

Há algumas cenas em especial no filme, uma delas resume todo seu objetivo, a belíssima cena que estão filmando uma festa, em que o personagem de George Valentin dança com a personagem de Peppy Miller. A cena é gravada várias vezes, com o excelente uso da montagem aqui, vemos as diversas vezes que a cena é grava observando as claquetes e os números de takes. Aqui também, observa-se, gradativamente, como a cena começa séria, passando para o cômico e se desenvolvendo em uma cena romântica criando um clima que é ultrapassado para a próxima cena.

Outra cena muito legal é justamente a cena do pesadelo, em que Dujardin começa a “ouvir” o barulho de todas as coisas e pessoas ao redor, iniciando um medo da evolução do cinema. Mas em nenhum momento o filme demonstra a evolução como algo estranho e errado, pelo contrário, tornando o protagonista um ser orgulhoso mas que aos poucos vai percebendo que é impossível escapar.

Enfim, um belíssimo filme, com atuações maravilhosas e outras aparições (como John Goodman, Malcolm McDowell e James Cromwell) incríveis. O francês fez um excelente trabalho.


domingo, 29 de janeiro de 2012

Especial SAG Awards 2012


E no dia 29/01, os sindicatos de atores entregam os premios para as melhores atuações de 2011

Vencedores ate agora:

Cinema


Melhor Elenco - Histórias Proibidas
(Né, porque não, com duas atrizes campeãs, era de se esperar que o elenco fosse o melhor, mas que não deixa de ser uma surpresa por justamente termos O Artista que tem um excelente elenco e estava cotadíssimo).


Melhor Ator - Jean Dujardin ( O Artista)
(E olha que maravilha, o ator Jean Dujardin ganha o premio de melhor ator, tirando Clooney da rota!! Oscar, aparentemente ta ficando com o Dujardin e justamente, ele faz uma grande atuação no filme, retratando as atuações dos antigos atores do cinema mudo, uma grande homenagem!)


Melhor Atriz - Viola Davis ( Histórias Proibidas)
(Como é que é? Sério que Meryl Streep nao ganhou, serio que Glen nao ganhou, nossa, de fato, essa foi a grande surpresa da noite!)

Melhor Atriz Coadjuvante - Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)
(É, ja era de se esperar a vitória de Octávia, e essa levará o Oscar)


Melhor Ator Coadjuvante - Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
(Outro que ja era bem cotado a vitória, e agora, com uma mão no oscar)


Melhor Elenco de Dublês - Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II

Televisão
Melhor Elenco Série Dramatica - Boardwalk Empire
(O grande vencedor da TV, a série, que não curto muito, mas tenho que admitir, tem um elenco genial!!!)

Melhor Elenco de Série Cômica - Modern Family
(Sem dúvida nenhuma o melhor, na ausencia, lógico, de Community, sempre ignorado)


Melhor Ator de Série Dramática - Steve Buscemi (Boardwalk Empire)
(Sempre gostei do Steve e nessa série ele ta genial mesmo, apesar de não ser fã da série!)

Melhor Atriz Série Dramática - Jessica Lange (American Horror Story)
(É, não conheço a série, mas bateu grandes atrizes)

Melhor Ator de Série Cômica - Alec Baldwin (30 Rock)
(De novo!!)

Melhor Atriz de Série Cômica - Betty White (Hot in Cleveland)
(Não conheço a série, nao tenho muito o que dizer)

Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme - Paul Giamatti (Too Big to Fail)

Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme - Kate Winslet (Mildred Pierce)
(Kate Winslet, nao importa, se filme, séries ou minisseries, ela arrasa)

Melhor Elenco de Dublês - Game of Thrones

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Curtindo a Vida Adoidado 2 ???

Hoje foi lançado um vídeo no youtube em que deparamos com Matthew Broderick, possivelmente reencarnando seu personagem da Sessão da Tarde, um clássico de John Hughes poderá ganhar uma continuação para deixar qualquer fã louco.


"Como trabalhar num dia como hoje?" é a frase de Matthew no vídeo, finalizando com a musica símbolo do filme seguido da data 5 de fevereiro de 2012, correspondente à final do Superbowl, onde passa teaser de novos lançamentos do cinema.

Enfim, pode ocorrer a continuação de um dos maiores sucessos da década de 80/90, como pode ser apenas uma brincadeira feita no youtube, ou qualquer outra razão que não esteja ligado ao filme. Saberemos o que ocorrerá nesse dia 5 de fevereiro!!

Eu, sinceramente, ficaria confuso, adoraria rever Ferris Bueler nos cinemas, mas uma continuação, sem estar nas mão de Hughes (falecido em 2009) pode me causar um mal estar e até um pouco de medo, por enquanto, vamos aguardar.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

#006 As Aventuras de Tintim


As Aventuras de Tintim

Talvez esse fosse um dos filmes mais esperados por mim, afinal, eu vivi na época de Tintim na televisão ainda, era voltar ao passado, em especial, minha infância. E de quem era a idéia fazer o fabuloso filme? Spilberg e Jackson, ou seja, além de retornar a minha infância, reunia ainda dois grandes diretores, que me fizeram babar em Jurassic Park e Senhor dos Anéis.
Para quem não sabe, Tintim é um jovem repórter que adora desvendar mistérios e noticiar sobre eles. Quando vai comprar um navio, é perseguido por um homem que guarda um segredo sobre aquele objeto. A partir daí, Tintim começa a aventura, com seu cachorro Milú, encontrando o Capitão Haddock e outras partes do enigma.
Tintim não tem um carga dramática, ou um roteiro bonito e sentimental como os filmes da Pixar, ainda assim, consegue se igualar, é um filme sensacional,  é inegável dizer o realismo que essa obra de animação traz (por conta do Captura de Movimento)!! Diferentemente do outro detetive (um tal de Sherlock Holmes), esse aqui é emoção e ação pura, por conta do som (nao ser indicado ao oscar foi dose ¬¬), a trilha sonora do maestro e rei John Willians (quantas indicações no oscar?? Incontáveis), além de um roteiro ágil e cômico, a direção com jogo de câmeras e a montagem interligando as cenas geralmente via um objeto.
As cenas no navio e em Bakkar são as melhores do filme!! Uma bem ágil e demonstrando toda a esperteza do protagonista e apresentando o Capitão Haddock, a outra em todo um plano sequencia com jogo de câmera, em que esta se movimentava (quase que numa coreografia) por todo o cenário acompanhando os movimentos dos personagens no apresentando diversos momentos engraçados e frenéticos, com a queda da água causa por Haddock e a faixa de um hotel em cima (!!) de um tanque de guerra.
Outra bela cena que não devíamos esquecer é o precioso uso da montagem quando o capitão, meio sóbrio, meio bêbado, vai lembrando do passado. Nesta cena, o passado se mistura com o presente e todo o movimento feito pelo Haddock do passado é refeito pelo Haddock do presente e vice-versa, aqui os cuidados na montagem e no uso da câmera foram maravilhosos, já que todos os movimentos deviam estar de acordo tanto lá (no passado), como cá (no presente).
Em um ano triste para a animação, onde a Pixar se saiu mal e a Dreamworks triunfa com duas animações bem fraquinhas, ter desconsiderado Tintim para Oscar de animação foi de um pesar enorme. É sem duvida nenhuma um dos melhores filmes de 2011 e que devia ser lembrado como uma obra prima e uma evolução na técnica de captura de imagens, o que torna bem realista e mais expressivo
Cotação: 5/5

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Indicados aos Oscar 2012


Filme
O Artista - Thomas Langmann
Os Descendentes - Jim Burke, Alexander Payne e Jim Taylor
Tão Forte e Tão Perto - Scott Rudin
Histórias Cruzadas - Brunson Green, Chris Columbus e Michael Barnathan
A Invenção de Hugo Cabret - Graham King e Martin Scorsese
Meia-Noite em Paris - Letty Aronson e Stephen Tenenbaum
O Homem que Mudou o Jogo - Michael De Luca, Rachael Horovitz e Brad Pitt
A Árvore da Vida - Indicados a serem determinados
Cavalo de Guerra - Steven Spielberg e Kathleen Kennedy
Bem, Tão Forte e Tão Perto me surpreendeu na lista, bom saber que A Arvore da Vida foi lembrada!
Diretor
Terence Mallick por A Árvore da Vida
Martin Scorsese por A Invenção de Hugo Cabret
Woody Allen por Meia-Noite em Paris
Michel Hazanavicius por O Artista
Alexander Payne por Os Descendentes
Uau, Scorcese, Allen, Payne e Mallick, maravilhoso esse indicados! Acredito que Hazanivicius ganhe né!
Ator
Demián Bichir por A Better Life
Gary Oldman por O Espião que Sabia Demais
George Clooney por Os Descendentes
Jean Dujardin por O Artista
Brad Pitt por O Homem que Mudou o Jogo
Gary Oldman entrou e Demián também, eu acreditei muito na indicação do Fassbender!
Atriz
Viola Davis por Histórias Cruzadas
Glenn Close por Albert Nobbs
Rooney Mara por Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres
Meryl Streep por A Dama de Ferro
Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn 
Como eu tinha dito, essa era a mais fácil e previsiva!
Ator Coadjuvante
Max Von Sydow por Tão Forte e Tão Perto
Christopher Plummer por Beginners
Kenneth Branagh por Sete Dias com Marilyn
Nick Nolte por Guerreiro
Jonah Hill por O Homem que Mudou o Jogo
Max Von Sydow indicado?? Ele é (sempre foi) um atorzaço, me surpreendi com esse indicação! Albert Brooke nao foi indicado por Drive, que é uma surpresa.
Atriz Coadjuvante
Berenice Bejo por O Artista
Jessica Chastain por Histórias Cruzadas
Melissa McCarthy por Missão Madrinha de Casamento
Janet McTeer por Albert Nobbs
Octavia Spencer por Histórias Cruzadas
Outra que era bem fácil mesmo.
Roteiro Adaptado
Os Descendentes - Alexander Payne and Nat Faxon & Jim Rash
A Invenção de Hugo Cabret - John Logan
Tudo Pelo Poder - George Clooney & Grant Heslov e Beau Willimon
O Homem que Mudou o Jogo - Steven Zaillian e Aaron Sorkin, história de Stan Chervin
O Espião que Sabia Demais - Bridget O'Connor & Peter Straughan
Histórias Proíbidas não foi indicada, o que é uma surpresa já que o oscar adora essas historias, deve ter um roteiro bem ruinzinho mesmo, kkkkk!
Roteiro Original
O Artista - Michel Hazanavicius
Missão Madrinha de Casamento - Annie Mumolo & Kristen Wiig
Margin Call: O Dia Antes do Fim - J.C. Chandor
Meia-Noite em Paris - Woody Allen
A Separação - Asghar Farhadi
A surpresa para a indicação do estrangeiro A Separação, nao que o filme nao mereça, ate merece, mas é por ele ter sido lembrado. Margin Call também foi uma surpresa grande.
Animação
Um Gato em Paris - Alain Gagnol e Jean-Loup Felicioli
Chico & Rita - Fernando Trueba e Javier Mariscal
Kung Fu Panda 2 - Jennifer Yuh Nelson
Gato de Botas - Chris Miller
Rango - Gore Verbinski
Estou realmente desapontado com a academia aqui. Cadê Tintim? Poxa, colocaram kung fu panda 2 mas não Tintim? Tintim é talvez a melhor animação do ano junto com Rango.
Filme Estrangeiro
Bullhead (Bélgica) - Michael R. Roskam
Monsieur Lazhar (Canadá) - Philippe Falardeau
A Separação (Irã) - Asghar Farhadi
Footnote (Israel) - Joseph Cedar
In Darkness (Polônia) - Agnieszka Holland
É, A Separação já ganhou aqui.
Fotografia
O Artista - Guillaume Schiffman
Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - Jeff Cronenweth
A Invenção de Hugo Cabret - Robert Richardson
A Árvore da Vida - Emmanuel Lubezki
Cavalo de Guerra - Janusz Kaminski
Maravilhoso ver A Arvore da Vida indicada. Sinceramente, excelentes indicados.
Direção de Arte
O Artista - Laurence Bennett (Design de Produção) e Robert Gould (Decoração de Set)
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Stuart Craig (Design de Produção) e Stephenie McMillan (Decoração de Set)
A Invenção de Hugo Cabret - Dante Ferretti (Design de Produção) e Francesca Lo Schiavo (Decoração de Set)
Cavalo de Guerra - Rick Carter (Design de Produção) e Lee Sandales (Decoração de Set)
Espero que HP 7.2 ganhe aqui, 8 filmes, ja ta merecendo um Oscar. 
Figurino
Anônimo - Lisy Christl
O Artista - Mark Bridges
A Invenção de Hugo Cabret - Sandy Powell
Jane Eyre - Michael O'Connor
W.E. - Arianne Phillips
...
Documentário
Hell and Back Again - Danfung Dennis e Mike Lerner
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front - Marshall Curry e Sam Cullman
Paradise Lost 3: Purgatory - Joe Berlinger e Bruce Sinofsky
Pina - Wim Wenders e Gian-Piero Ringel
Undefeated - TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas
É, Pina sendo indicado, Win Wenders, maravilhoso isso!
Curta Documentário
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement - Robin Fryday e Gail Dolgin
God is the Bigger Elvis - Rebecca Cammisa e Julie Anderson
Incident in New Baghdad - James Spione
Saving Face - Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chinoy
The Tsunami and the Cherry Blossom - Lucy Walker e Kira Carstensen
...
Montagem
O Artista - Anne-Sophie Bion e Michel Hazanavicius
Os Descendentes - Kevin Tent
Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - Kirk Baxter and Angus Wall
A Invenção de Hugo Cabret - Thelma Schoonmaker
O Homem que Mudou o Jogo - Christopher Tellefsen
Cavalo de Guerra e A Arvore da Vida eram mais cogitados, enfim, boa categoria.
Maquiagem

Albert Nobbs - Martial Corneville, Lynn Johnston e Matthew W. Mungle
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Nick Dudman, Amanda Knight e Lisa Tomblin
A Dama de Ferro - Mark Coulier e J. Roy Helland
...
Música - Trilha Sonora Original
As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne - John Williams
O Artista - Ludovic Bource
A Invenção de Hugo Cabret - Howard Shore
O Espião que Sabia Demais - Alberto Iglesias
Cavalo de Guerra - John Williams
John Willians com 2 indicações, isso se chama ser foda.
Música - Canção Original
"Man or Muppet" de Os Muppets - Letra e música de Bret McKenzie
"Real in Rio" de Rio - Letra de Siedah Garret, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown
Apenas duas indicações a música e com Carlinhos Brown e Sergio Mendes representando o Brasil! Uhull.
Curta metragem de Animação
Dimanche/Sunday - Patrick Doyon
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore - William Joyce e Brandon Oldenburg
La Luna - Enrico Casarosa
A Morning Stroll - Grant Orchard e Sue Goffe
Wild Life - Amanda Forbis e Wendy Tilby
...
Curta metragem
Pentecost - Peter McDonald e Eimear O'Kane
Raju - Max Zähle e Stefan Gieren
The Shore - Terry George e Oorlagh George
Time Freak - Andrew Bowler e Gigi Causey
Tuba Atlantic - Hallvar Witzø
...
Montagem de Som
Drive - Lon Bender e Victor Ray Ennis
Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - Ren Klyce
A Invenção de Hugo Cabret - Philip Stockton e Eugene Gearty
Transformers: O Lado Oculto da Lua - Ethan Van der Ryn e Erik Aadahl
Cavalo de Guerra - Richard Hymns e Gary Rydstrom
So acertei Transformers, até porque é o que tem mais chance da vitória! E Tintim esnobado ¬¬
Mixagem de Som
Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres - David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Bo Persson
A Invenção de Hugo Cabret - Tom Fleischman e John Midgley
O Homem que Mudou o Jogo - Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco e Ed Novick
Transformers: O Lado Oculto da Lua - Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Peter J. Devlin
Cavalo de Guerra - Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson
Tintim esnobado, triste!
Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2 - Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson
A Invenção de Hugo Cabret - Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Henning
Gigantes de Aço - Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor e Swen Gillberg
Planeta dos Macacos: A Origem - Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White e Daniel Barrett
Transformers: O Lado Oculto da Lua - Dan Glass, Brad Friedman, Douglas Trumbull e Michael Fink
É outra categoria que Harry Potter tem chance de ganhar, espero que ganhe.

Enfim, será um Oscar cheio de surpresas se depender das indicações que vimos hoje. 

domingo, 22 de janeiro de 2012

#001 Especial: Oscar, apostando nos indicados

Terça-feira a Academia de Artes e Ciencia Cinematográfica de Hollywood fará a apresentação dos idnicados ao Oscar 2012. Assim, estarei listando algumas apostas (basedas nos sindicatos e outras premiações)  sobre a tal esperada lista!


FILME
O Artista
Os Descendentes
A Invenção de Hugo Cabret
Meia Noite em Paris
Histórias Proibidas
Cavalo de Guerra
Tudo Pelo Poder
As Aventuras de Tintim
Missão Madrinha de Casamento
Os Homens que não Amavam as Mulheres
(Não necessariamente sejam 10 indicados, mas caso seja, possivelmente serão esses)


DIRETOR
Michael Hazanavicius (O Artista)
Alexander Payne ( Os Descendentes)
Martin Scorcese (A Invenção de Hugo Cabret)
Woody Allen (Meia Noite em Paris)
David Fincher (Os Homens que não Amvam as Mulheres)
(Além desses cinco, é bem capaz de George Clooney também figurar, por Tudo Pelo Poder, enfim ter Scorcese, Allen e Fincher competindo ja é maravilhoso)


ATOR
George Clooney (Os Descendentes)
Jean Dujardin (O Artista)
Brad Pitt (O Homem que Mudou o Jogo)
Michael Fassbender (Shame)
Ryan Gossling (Tudo Pelo Poder)
(Não me surpreenderia se aparecesse Joseph Gordon Levitt por 50%, ou Leonardo DiCaprio por J. Edgar)


ATRIZ
Meryl Streep (A Dama de Ferro)
Glenn Close (Albert Nobbs)
Viola Davis (Histórias Proibidas)
Tilda Swinton (Precisamos falar sobre Kevin)
Michelle Willians (My Week with Marilyn)
(Apesar de estar quase definida nessas cinco candidatas, uma surpresa como Kristen Wiig, por Missão Madrinha de Casamento, ou até mesmo Rooney Mara, por Os Homens que Não Amavam as Mulheres, seria bem possível! De qualquer forma, esse oscar estar indo para Meryl Streep).


ATOR COADJUVANTE
Albert Brooks (Drive)
Kenneth Branagh (My Week with Marilyn)
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
Armie Hammer (J. Edgar)
Jonah Hill (O Homem que Mudou o Jogo)


ATRIZ COADJUVANTE
Octávia Spencer (Histórias Proibidas)
Jessica Chastain (Histórias Proibidas)
Janet McTeer (Albert Noobs)
Melissa McCarthy (Missão Madrinha de Casamento)
Shailene Woodley (Os Descendentes)

ROTEIRO ORIGINAL
Meia Noite em Paris
O Artista
Missão Madrinha de Casamento
Young Adults
A Dama de Ferro
(Queria muito que Arvore da Vida estivesse nessa categoria, mas não estará)


ROTEIRO ADAPTADO
Histórias Proibidas
Os Descendentes
A Invenção de Hugo Cabret
O Espião que Sabia Demais
Tudo Pelo Poder


MONTAGEM / EDIÇÃO
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Os Descendentes
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
(Aqui torço por Arvore da Vida ser indicado, o que acho dificil)


FOTOGRAFIA
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Cavalo de Guerra
O Espião que Sabia Demais
(Certamente é bem complicado não colocar a Arvore da Vida aqui, mas, vamos esperar né)


DIREÇÃO DE ARTE
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2
O Espião que Sabia Demais
(Nos sindicatos dos Diretores de Arte, algo curioso aconteceu, a indicação de As Aventuras de Tintim, bem, não vou arriscar, mas que é bem possível, é!)


FILME ANIMAÇÃO
As Aventuras de Tintim
Rango
Kung Fu Panda 2
Rio
Operação Presente


FILME ESTRANGEIRO
A Separação (Irã)
Pina (Alemanha)
Omar Killed me (Marrocos)
Bullhead (Bélgica)
In Darkness (Polonia)
(Lembrando que Tropa de Elite não esta entre os finalistas e A Separação é o favorito, além que, essa categoria, é puro chute pra mim!)


FIGURINO
O Artista
A Invenção de Hugo Cabret
Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2
Histórias Proíbidas
My Week with Marilyn


MAQUIAGEM
Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2
A Invenção de Hugo Cabret
O Artista


TRILHA SONORA
Cavalo de Guerra
As Aventuras de Tintim
A Invenção de Hugo Cabret
O Artista
Os Homens que não Amavam as Mulheres
(Com indicação dupla para John Wllians)


CANÇÃO ORIGINAL
Let me take you to Rio (Rio)
Life's a Happy Song (Os Muppets)
Man or Muppet (Os Muppets)
The Living Proof (Histórias Cruzadas)
Coeur Volant (A Invenção de Hugo Cabret)
(Essa é outra categoria que não tenho idéia e chutei as músicas que ouvi)


EFEITOS VISUAIS
Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2
Planeta dos Macacos: A Origem
X-Men: Primeira Classe
Transformers 3
Capitão América: O Primeiro Vingador


SOM
As Aventuras de Tintim
A Invenção de Hugo Cabret
Cavalo de Guerra
Transformers 3
O Espião que Sabia Demais


EDIÇÃO DE SOM
As Aventuras de Tintim
Transformers 3
Piratas do Caribe 4
Super 8
Planeta dos Macacos

É, por fim é isso, minhas apostas para as indicações de terça-feira!
E terça-feira estarei colocando as indicações ao Oscar 2012!


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

#005 Sherlock Holmes e o Jogo de Sombras


Sherlock Holmes
Fui ver ontem o segundo filme do detetive britânico mais famoso do século XIX, com a direção de Guy Ritchie (Snath – porcos e diamantes), com a volta de Robert Downey Jr (Homem de Ferro) e Jude Law (O Amor não Tira Férias). O vilão agora é o arquiinimigo Moriaty, professor de matemática, extremamente astuto e perspicaz.
Nesta segunda aventura, com a morte do príncipe herdeiro da Áustria, Sherlock parte para uma investigação que o leva ao professor Moriaty, a partir daqui, começa a aventura, passando pelo encontro com uma cartomante - Sim (Noomi Rapace) - o casamento do Watson (Jude Law), viagem de trem, França, Alemanha, Suíça.
Com cenas recheadas de comédia e uma montagem, Robert Downey Jr, que julgo dizer a melhor coisa do filme, Sherlock Holmes, Jogo de Sombra é um filme passageiro e que se enquadra na lista de filmes que possui um grande apelo ao protagonista, como Missão Impossível e Piratas do Caribe.
Nas cenas de ação, particularmente na cena da batalha na floresta, na Alemanha, que vemos apenas tiros e câmera lenta, a montagem peca em não da ritmo, tornando-se cansativo. A narrativa paralela, que poderia ter sido melhor usada em pontos estratégicos, porém, sempre que Sherlock fazia algo, ou mostrava-se o futuro, que quase nunca acontecia, ou um passado em rápidos cortes, ligeiramente com pitadas de comédia e, sinceramente, mais bem feitos.
A trilha é legal e, diga se de passagem, a cena da bomba na França, ao som Don Giovanni (Mozart) é talvez a mais interessante cena, junto com o final, a partida de xadrez, no filme. Ali, vemos a inteligência do vilão e como Sherlock pode errar diante disso.
O roteiro, e aqui entra os diálogos, são bem mornos, sendo os melhores na cena final, num jogo de xadrez paralelo à ação que ocorria no momento. E os melhores momentos do roteiro se dão ao fato do ator, Robert Downey Jr, ser excelente e conseguir tirar risos das pobres piadas contidas.
Enfim, é um filme bem morno, cansativo em alguns momentos, não muito excitante.
Cotação: 3/5