domingo, 16 de outubro de 2011

A Nova Safra de Diretores



Não tao nova assim, mas que em poucos filmes, ja possuem obras-primas.

meus exemplos: 
Paul Thomas Anderson: Com Boogie Nights e Sangue Negro, diretor desta nova geração com essas 2 obras-primas, ganhou um oscar de melhor roteiro por Boogie Nights. Foi criador do famoso programa Ghoulardi, de filmes B de horror dos anos 60. Nasceu no dia 26/06/1970

Cristopher Nolan: Depois de ter feito um filme que pouco rendeu, Following, Nolan faz seu primeiro filme de sucesso, Amnesia com Guy Pearce. Volta com Insonia e um grande elenco, Al Pacino e Robin Willians. Porem, mostrou sua audacia ao aceitar renovar a serie Batman. Daqui saiu sua obra prima, Batman o Cavaleiro das Trevas. Nasceu no dia:03/07/2010

Darren Aronofski: De cara seu primeiro filme ja é uma obra prima. Pi deu a Darren o premio de melhor diretor no festival de Sundance. Depois de Pi, nos enloqueceu e nos deprimiu com Réquiem para um Sonho e Fonte da Vida. Trouxe de volta ao cinema o astro Mickey Rourke no filme O Lutador. Nasceu no dia: 12/02/1969

Coen: Joel e Ethan Coen. Simplesmente seus filmes sao excentricos, com finais altamente criativos e non-sense. Fargo, Onde os Fracos nao tem Vez e o Um Homem Serio seja seus grandes filmes do cinema. Joel nasceu em 29/11/1954, e Ethan nasceu em: 21/07/1957.

Jason Reitman: Seus filmes tem algo de especial. O sarcasmo pessimista que encontramos em Obrigado por fumar, e no seu novo filme Amor sem Escalas, talvez os seus dois melhores filmes. Nasceu no dia 19/10/1977, o mais novo da safra, filho do Ivan Reitman (Ghostbusters).

David Fincher: Vindo dos videoclipes, David Fincher conseguiu status nessa safra ao fazer o thriller Se7en, com Brad Pitt e Morgan Freeman. Em 1999, repetiu a dose com Pitt no filme Clube da Luta, onde amadureceu seu estilo, trouxe polemica pelo conteudo do filme. Zodaico e Curioso caso de Benjamin Button foram seus proximos filmes. Atualmente esta em A Rede Social, sobre o facebook. Nasceu no dia 28/08/1962. 


Todd Solondz: Criticado por muitos, amado por outros. Diretor que mostra em seus filmas a raiva pela humanidade, realizando um cinema altamente depressivo e pessimista. Com Bem vindo a Casa de Bonecas, Solondz mostrou seu talento no cinema pessimista. Depois fez a sua obra-prima Felicidade, ganhador do Cannes. Nasceu no dia 16/10/1959.

Sam Mendes: Seu primeiro filme ganhou de cara 5 oscars, entr eles melhor diretor, filme e roteiro. Beleza Americana é sua obra prima, e o filme que mostrou o que viria a ter ainda pela filmografia de Mendes, filmes ironicos e pessimistas, entre ele Foi Apenas um Sonho e Estrada para Perdição. Nasceu no dia 01/08/1965.

Quentin Tarantino: Excentrico, louco, genio, mestre, foda, frio, sarcastico, irônico, estranho. Suas características sao caracteristicas de seus filmes, que alem disso tudo, possui muito sangue briga. Pulp Fiction e Bastardos Inglorios, obras primas. Tarantino nasceu em 27/03/1963.

E muitos outros